top of page
IMG_8632.jpg

Nascida em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, Bianca Dacosta explora as noções de memória dos lugares e recursos naturais em uma perspectiva política, pós-colonial e anti-extrativista. Em suas instalações, pinturas, filmes ou fotogra- fias baseadas na memória das paisagens e dos seres humanos que as habitam, Bianca Dacosta busca as confluências, os pontos de encontro e os de ruptura. Seu trabalho, alimentado por pesquisas históricas, científicas e experimentais, convida a navegar entre imagens da natureza ameaçada na era do antropoceno, representações fantasiadas das terras brasileiras colonizadas e formas orgâ- nicas que criam novos espaços de projeção de um mundo que ainda é possível sonhar, opondo-se a toda forma de dominação e esboçando uma reconciliação da humanidade com seu meio ambiente.
Bianca Dacosta é formada em cenografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e estudou na Escola de Artes Visuais Parque Lage (Rio de Janeiro). Em 2020, obteve seu mestrado em cenografia na l’École des Arts Décoratifs de Paris. Ela também é diplomada pelo Fresnoy Studio National des Arts Contemporains em Tourcoing, turma Marguerite Duras. Em 2021, foi acolhida em residência na Villa Arson em Nice e, em 2024, foi selecionada como artista residente na Biblioteca Nacional da França e na Prefeitura do 5o arrondissement de Paris.
Seu trabalho foi apresentado na Quadrienal de Performance Design and Space em Praga, na UNESCO, no Espace Krajcberg, no CENTQUATRE e no Carreau du Temple em Paris, bem como nas Grandes-Serres de Pantin.

+33 0767027216

 © 2020 by Bianca Dacosta

bottom of page